Entrevistas

Evento em Homenagem aos trinta anos de governo Luiza Erundina/Paulo Freire – 29/10/2019

Plenária com Luiza Erundina
26 de outubro de 2019

A Rádio Madalena e os profissionais da área da Educação da Prefeitura de São Paulo, na gestão de Luiza Erundina, promoveram uma plenária em homenagem a Luiza Erundina e ao legado do Patrono da Educação, Paulo Freire. 

Eduardo Suplicy

Rádio Madalena - Homenagem à Luiza Erundina & Paulo Freire - Discurso de Eduardo Suplicy

Marilena Chauí

Homenagem à Luiza Erundina & Paulo Freire - Discurso de Marilena Chaui

Chico Alencar

Homenagem à Luiza Erundina - Discurso de Chico Alencar

Daniel Cara

Homenagem à Luiza Erundina - Discurso de Daniel Cara

Selma Rocha

Homenagem à Luiza Erundina - Discurso de Selma Rocha

Mario Sérgio Cortella

Homenagem à Luiza Erundina - Discurso de Mário Sérgio Cortella

José Eustaquio Romão

Rádio Madalena - Homenagem à Luiza Erundina & Paulo Freire - Discurso de José Eustaquio Romão

Entrevistas

Entrevista com Zoraide Faustinone
7 de junho de 2020 

Zoraide Inês Faustinoni da Silva foi diretora da Divisão de Orientação Técnica de Educação Infantil e alfabetização da Diretoria de Orientação Técnica (DOT) da Secretaria Municipal da Educação (SME). Ela conta para os ouvintes da Rádio Madalena o que foi o Trabalho com grupos de formação na gestão de Luiza Erundina e Paulo Freire (1989-1992). 

Entrevista com Meyri Venci Chieffi
18 de maio de 2020 

Meyri Venci Chieffi – foi  diretora da Divisão de Orientação Técnica das Escolas de 1° e 2° Graus da Diretoria de Orientação Técnica (DOT) da Secretaria Municipal da Educação (SME) Ela conta para os ouvintes da Rádio Madalena o que foi o Movimento de Reorientação Curricular na gestão Luiza Erundina (1989-1992). 

Entrevista com Regina Inês Estima
24 de março de 2020 

Regina Inês foi diretora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Divisão de Orientação Técnica (DOT) da Secretaria Municipal de Educação (SME). Ela conta para os ouvintes da Rádio Madalena o que foi a política de Educação de Jovens e Adultos na gestão Luiza Erundina e Paulo Freire (1989-1992). 

Entrevista com Pedro Pontual

Pedro Pontual, doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP ; atuou como educador popular junto a diversos movimentos sociais e ONGs desde os anos 70; trabalhou com Paulo Freire quando Secretário da Educação da cidade de São Paulo; tem diversas publicações nos temas de movimentos sociais, participação social e educação popular, é atualmente Professor Visitante da UNIRIO do PPGEdu; Presidente honorário do CEAAL Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe e pesquisador do GT de Educação Popular e Pedagogias Críticas da CLACSO. Foi Secretario Municipal de Participação e Cidadania das Prefeituras de Santo André e Embú das Artes em SP e Diretor de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da Republica de 2011 a 2014 no Governo Dilma Rousseff.

Entrevista com Selma Rocha

Entrevista com Selma Rocha, professora da Faculdade de Educação da Universidade São Paulo, ex secretária de Sto André, ex-diretora da Fundação Perseu Abramo, foi do Conselho Nacional de Educação até 2020. Selma trabalhou no Gabinete do governo de Luiza Erundina como assessora parlamentar, responsável na Câmara Municipal para a discussão do Projeto de Lei do Estatuto do Magistério. 

Entrevista com Mario Sergio Cortella
1 de julho de 2020 

Mário Sérgio Cortella, em 1989, no processo de estruturação da equipe da Secretaria da Educação durante o governo Luíza Erundina, foi convidado por Paulo Freire, para compor o quadro de educadores que deveria fazer frente às muitas mudanças que a rede municipal conheceria nesses anos. Assumiu o cargo de Secretário Municipal de Educação (1991 a 1992). 

Entrevista com Sonia Krupa

Entrevista com Sonia Maria Portella Kruppa, professora da Faculdade de Educação da Universidade São Paulo. No governo de Luiza Erundina, pelo PT, foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo nas gestões Paulo Freire e Mário Sergio Cortella. 

EJA

Os depoimentos de Regina Inês Villas Boas Estima, Maria Suemi Salvador, Amélia Ferreira Santana, Suely Farah e Miriam Ramirez dos Reis trazem para os ouvintes da Rádio Madalena a POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS na gestão Luíza Erundina e Paulo Freire (1989-1992), um dos eixos prioritários de governo.