Pesquisar no Coletivo Paulo Freire  

Secretaria Municipal de Educação
1989-1992

De 1989 a 1992, durante a gestão da prefeita Luiza Erundina, o município de São Paulo vivenciou uma experiência singular em termos de educação. Tendo como inspiração e fundamento as ideias de Paulo Freire, então Secretário Municipal de Educação, as escolas, seus diretores, coordenadores, professores, funcionários, alunos, pais e comunidades foram envolvidos em um movimento amplo e participativo de construção de uma educação democrática.

Nomeado como Reorientação Curricular, esse movimento traduziu-se em renovação para as escolas da rede, sob todos os aspectos, fossem eles materiais, curriculares ou de gestão. A partir de um contínuo diálogo entre os diferentes colegiados e as escolas, diversos projetos foram construídos e outros, já existentes, foram repensados à luz das necessidades que se colocavam nessa busca pela qualidade da educação.

CONSTRUINDO A EDUCAÇÃO PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO PAULO 

A4_Folder-Erundina (3).pdf

Os documentos aqui apresentados são registros parciais da implementação da política educacional conduzida pela gestão de Paulo Freire e Mario Sergio Cortella à frente da Secretaria Municipal de Educação no governo da Prefeita Luiza Erundina.

São documentos que explicitam fatos, dados, reflexões e resultados parciais do desenvolvimento dos princípios e pressupostos anunciados nos planos de governo, principalmente na Carta que Paulo Freire encaminhou à rede de escolas no primeiro mês do ano letivo de 1989 (Aos que fazem a educação conosco em São Paulo: Construindo a educação pública e popular ).

Seus conteúdos foram registrados a partir do diálogo intenso que acontecia nos diferentes colegiados da secretaria, onde as equipes centrais decidiam com as equipes das dez regiões da cidade, bem como na interlocução com os representantes das universidades e dos movimentos sociais e outros parceiros da sociedade civil.

Devem ser vistos como a expressão de uma dinâmica de trabalho onde se priorizava o diálogo , a participação e o registro como instrumento metodológico.

A produção desse material se destinava ao compartilhamento dos envolvidos nas frentes de trabalho; portanto, foi produzido em sua maioria, nas gráficas da secretaria, com a revisão textual feita pelas diferentes equipes de trabalho, sem uma produção gráfica padronizada.

Trata-se portanto de documentação histórica que não foi revisada com relação às atuais diretrizes acordadas para a língua portuguesa.

1. Ação pedagógica da Escola pela via da Interdisciplinaridade 


Visões das Áreas 


Relatos de Práticas


2. Outros Projetos 

MOVA (Parceria entre SME e Entidades da Sociedade Civil)

Construindo a Educação do Jovem  e Adulto Trabalhador 


Projetos  


Curso de Magistério para monitores de Educação de Adultos 


Oferta de Ensino Supletivo para Funcionários de outras Secretarias Municipais 


Oficinas 


Ciclo de Debates  


Seleção e Formação de Operacionais - Uma Nova Experiência na Educação Municipal (1990)