Essa jornada se iniciará no dia 1º de setembro de 2022, a partir da cidade de Porto Alegre, com destino à Puerto Chuy, no Uruguai. Teremos atividades nessa localidade e depois avançaremos para a capital, Montevidéu. Ficaremos, entre um e dois dias em cada cidade e realizaremos todos os traslados através do transporte público.
Adentraremos a Argentina pela capital Buenos Aires, onde tentaremos agregar diversas instituições que correspondem ao objetivo do projeto, em uma ou duas atividades integradas.
Em seguida, o destino será o sul do continente. Pretendemos passar por cidades como Bahía Blanca, Puerto Madryn, San Julian, entre outras, até chegar à Tierra del Fuego, Ushuaia.
Em seguida iniciaremos a subida em direção ao centro sul do Chile, na altura de Bariloche e Puetro Mont, até chegarmos à capital, Santiago, passando também por algumas outras cidades nesse ínterim. Depois retornaremos à Argentina, na altura de Mondoza até chegar à Rosário, Santa Fé. Avançando, chegaremos à Assunção, no Paraguai. Subiremos até Santa Cruz de La Sierra, já na Bolívia, além de Cochabamba, a capital La Paz, até que continuaremos no sentido Cuzco, no Peru. Iremos à Nazca, Pisco e Lima. Na sequência, iremos sentido Equador pela Rodovia Pan-americana, até Guayquil e Quito. Subiremos até Cali, na Colômbia, Medellin e Bogotá. Seguiremos até a Venezuela. Esse trecho ainda depende das condições das fronteiras. Podemos seguir por Bucaramanga e chegarmos à Mérida, até Caracas. Mas também poderemos chagar á capital venezuelana, através de Puerto Carreño e Puerto Paéz.
Muitas cidades não foram citadas, mas fazem parte do roteiro e outras mais poderão entrar, de acordo com o avanço do mapeamento e contatos que possam ser possíveis por parte de instituições que estejam no nosso roteiro, que demonstrem interesse e tenhamos condições de tempo e logística para realizarmos. Esta execução tem uma previsão inicial de duração de 105 dias podendo variar, de acordo com a progressão, suporte financeiro, mudanças de planos para englobar mais cidades, condições climáticas, situações políticas e sociais de cada país, estado físico do educador Sócrates.
Contaremos com o importante apoio de uma pessoa, localizada na cidade de Montevidéu, responsável pelos contatos e pelas negociações, operações financeiras e logísticas. Além de ser o contato primeiro com outras instituições, imprensa, apoiadoras e apoiadores.