Instituto Sedes Sapientiae

Instituto Sedes Sapientiae é uma instituição que em seus 40 anos de existência tem construído um trabalho sólido nas áreas da saúde mental, educação e filosofia caracterizando-se pelo compromisso em analisar e responder às exigências do contexto social para a construção de uma sociedade baseada nos princípios da solidariedade e da justiça social.

Foi a partir da iniciativa de Madre Cristina Sodré Dória (1916-1997) de criar um espaço de encontro entre pensamento, atuação e trabalho junto à sociedade, comprometido com a defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão que, em 1975, nasceu o Sedes, adquirindo estatuto jurídico em 1977. Assim, desde sua fundação, quando fez da instituição uma rede de resistência através de seu trabalho, possibilitando a organização de um pensamento e de uma ação transformadora do momento, até hoje quando, através de seus cursos e ações sociais diretas – independentemente de modelos preestabelecidos, o Sedes busca a realização do homem como cidadão consciente de seus desejos, deveres e direitos. Mantém-se como espaço de resistência, antes à ditadura, agora ao pensamento único que não é capaz de reconhecer e operar com a diversidade. Sua trajetória em defesa dos direitos da pessoa humana fez dele berço de vários movimentos sociais nas três últimas décadas e mantém seus vínculos com vários deles.

Como um centro multidisciplinar de reflexão, um lugar permanente de formação e serviços, o Sedes se compromete, segundo sua Carta de Princípios (1978), “em pautar suas atividades pelas linhas fundamentais que consagram o homem como princípio; a realidade social brasileira como campo de trabalho; o exercício da defesa dos direitos humanos como método e a libertação como fim”. Desta forma pretende “assumir sua parcela de responsabilidade na transformação qualitativa da realidade social, estimulando todos os valores que acelerem o processo histórico no sentido da justiça social, democracia, respeito aos direitos da pessoa humana.